Currículum


Formação

Mestre em Administração – Área de concentração “Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento” (UFLA-2011)

Especialista “Gestão Estratégica de Pessoas” (UFSJ-2006)

Bacharel em Administração (UFSJ-2003)

Licenciatura em Gestão (CEFET/BH-2010)

 

Experiência em cargos de Gestão e outros (em ordem cronológica decrescente)

No IFNMG

* Membro titular do Conselho Gestor do Câmpus, representando os docentes, sendo o mais votado;

* Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração IFNMG Câmpus Januária (2014/2016)

* Presidente do Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração IFNMG Câmpus Januária (2014/2016)

* Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Administração IFNMG Câmpus Januária (2014/2016)

* Presidente da Comissão Responsável pela Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Micro, Pequenas e Médias Empresas

 

Dentre as conquistas do Curso de Administração sob a liderança do professor André Aristóteles, estão:

- Realização de audiência com os acadêmicos (por turma) para ouvir demandas;

- Elaboração de plano de gestão discutido com os demais professores do curso;

- Transformação da Semana de Administração em Simpósio de Administração (SIMAD) com a incorporação da antiga Jornada Científica;

- Realização de um Encontro Norte Mineiro de Empresas Júniores e dois Encontros de Professores de Cursos de Administração do Norte de Minas;

- Atualização do Projeto Pedagógico do Curso levando em consideração a realidade local e a experiência de cursos nota máxima no ENADE (a atualização continua acontecendo, agora no âmbito da Comissão para Unificação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Administração do IFNMG da qual o prof. André Aristóteles é Presidente);

- Implantação de canais de comunicação eficientes para interação com professores, acadêmicos e comunidade externa (canal no youtube, lista no google, página no face, quadros de avisos nas salas e na sala da coordenação);

- Reformulação da composição do NDE com base nos parâmetros do SINAES para atribuição da maior nota no quesito;

- Reformulação/Atualização dos regulamentos de AACC, Estágio e TCC

- Busca ativa de capacitação para os professores do curso;

- Criação da Logomarca do Curso através de concurso público com participação dos acadêmicos;

- Apoio à criação do Centro Acadêmico de Administração;

- Realização de encontros com empresários na busca por um estreitamento de laços e parcerias;

- Realização de curso intensivo preparatório para o ENADE;

- Implantação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Micro, Pequenas e Médias Empresas (em curso);

- Defesa ativa dos interesses do Curso de Administração, dos seus professores e acadêmicos, em todas as instâncias de gestão e articulação.

* Coordenador da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos da Economia Solidária – INCUBATECS (desde 2012)

 

Dentre as conquistas para a instituição e sociedade com o prof. André Aristóteles a frente da INCUBATECS, estão:

- Captação de recursos financeiros através de projetos submetidos a editais que totalizam quase R$270.000,00;

- Oportunidade de estágio remunerado a mais de 20 acadêmicos de 5 cursos: TADS, Agronomia, Engenharia Agrícola, Licenciatura em Ciências Biológicas e Administração;

- Execução de extensão junto a 10 empreendimentos econômicos solidários em 3 (três) municípios: Januária, Cônego Marinho e Pedras de Maria da Cruz, beneficiando diretamente mais de 100 pessoas;

- Consolidação da INCUBATECS como um Programa de Extensão e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

* Tutor do Grupo PET – Programa de Educação Tutorial vinculado ao Curso de Bacharelado em Administração do IFNMG Câmpus Janúaria (desde 2013)

 

Dentre as conquistas para o Curso de Administração com o prof. André Aristóteles líder do Grupo PET, estão:

- Implantação do Grupo PET com seu projeto tendo obtido nota máxima e ficado em 1º lugar (Edital MEC 2012)

- Oportunidade remunerada de iniciação à pesquisa e extensão oferecida a mais de 10 acadêmicos;

- Com a implantação do Grupo, a captação de recursos financeiros que totalizam mais de R$10.000,00 em 3 anos;

- Execução de projetos de extensão em Comunidades Quilombolas (em andamento);

 

Fora do IFNMG

* Membro da Diretoria da Cáritas Diocesana de Januária;

* Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São João del-Rei por dois mandatos (2007 a 2009)

* Gestor dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de São João del-Rei (2007 a 2009)

 

Atuação profissional no IFNMG desde que iniciou suas atividades no IF em 07/02/2011

Ensino

- Ministra(ou) aulas nos Cursos de Bacharelado em Administração, Técnico em Informática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

- Realiza(ou) com frequência visitas técnicas com os estudantes, entre elas às seguintes instituições: Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura Municipal, Congresso Nacional, empresas da cidade e região;

- Ministrou aulas no PROEJA FIC nos municípios de Brasília de Minas e São João da Ponte (2011);

- Idealizador e membro da equipe executora do Projeto de Extensão intitulado “Banco de Dados Social: Tecnologia para a Gestão Social das Políticas Públicas no âmbito dos Centros de Referência de Assistência Social de Januária” (2011);

- Responsável pela inclusão da disciplina “Gestão Social” como optativa na Matriz do Curso de Bacharelado em Administração;

- Participou da comissão avaliadora da implantação do Curso de Bacharelado em Administração no Câmpus Araçuaí;

- Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD (2012);

- Participou com estudantes do Congresso Nacional de Estudantes por duas vezes (2012 e 2014);

- Idealizador e organizador da I Semana de Administração Pública no Câmpus (2013);

- Idealizar do 1º debate eleitoral entre candidatos à Diretor Geral da história do IFNMG Câmpus Januária

- Participação como representante do IFNMG nas Conferências Municipal, Estadual e Nacional de Transparência e Controle Social (2012);

 

Pesquisa

- Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gestão Social (NUAPEGS);

- Ministrou a Palestra intitulada “Empreendedorismo Social” no IFMG Câmpus Ouro Branco;

- Ministrou a Palestra intitulada “INCUBATECS como Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão” no V Seminário de Iniciação Científica (2016);

- Participou da I Jornada Científica da Administração com a publicação/apresentação de 2 (dois) artigos em co-autoria com estudantes;

- Autor, coordenador e orientador do Projeto de Iniciação Científica “Concepções Pedagógicas Subjacentes às Práticas de Ensino e Pesquisa em Gestão Social” (2011);

- Revisor da Revista Científica “Perspectivas Contemporâneas (desde 2011);

- Participação no I, II, IV e V Seminário de Iniciação Científica (SIC) como co-autor de trabalho apresentado (2012, 2013, 2015, 2016);

- Participou do V Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS (2011);

- Participou do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS com apresentação oral de trabalho acadêmico (2012);

- Apresentou Artigo em evento internacional sobre Mujer, Género y Trabajo em Cuba (2012), sendo o artigo publicado em Revista;

- Autor, coordenador e orientador do projeto de iniciação científica intitulado “Mapeamento e diagnóstico dos empreendimentos econômicos solidários do município de Januária acompanhados pela Cáritas e análise dos seus processos decisórios na perspectiva da gestão social.

- Idealizador, coordenador e orientador do projeto de pesquisa intitulado “Avaliação do Comércio e do Comportamento do Consumidor em Januária” (2015);

- Idealizador, coordenador e orientador do projeto de pesquisa intitulado “Análise da Evasão no Curso de Bacharelado em Administração”;

- Idealizador, coordenador e orientador do Projeto de Pesquisa intitulado “Formação profissional e Inserção no Mercado de Trabalho: percepções de egressos do Curso de Bacharelado em Administração do IFNMG Câmpus Januária (2015);

 

Extensão

- Teve programa de extensão INCUBATECS avaliado com nota máxima (100 pontos) no Edital do PROEXT 2016;

- Coordenador e co-autor do Projeto de Extensão intitulado “Transferência de Tecnologias e Ferramentas de Gestão com Assessoramento in loco de Cooperativas e Associações de Januária e região”;

- Organizador e idealizador do evento “O Papel Social do IFNMG no Norte de Minas: qual olhar para Januária?

- Organizador e idealizador do evento “Dia do Empreendedor” em parceria com estudantes do Curso Técnico em Informática Subsequente e Sebrae (2011);

- Coordenador do I Seminário de Contabilidade e Finanças Empresariais (2011);

- Organizou e coordenação a execução do Curso “Educação para a Economia Solidária: (trans)formando professores para transformar a sociedade” para professores de escolas municipais e estaduais de Januária (2012/2013);

- Autor do Projeto aprovado no âmbito do Edital do PROEXT 2013 no valor de R$149.082,80 que veio a ser financiado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES (2012/2013);

- Autor, coordenador e orientador do Projeto de Iniciação Científica intitulado “Processos Decisórios na Associação dos Usuários da Sub-bacia do Rio dos Cochos: gestão social?”;

- Membro da Coordenação do Fórum Norte Mineiro de Economia Solidária representando a INCUBATECS;

- Participou do Encontro Regional da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares – Rede de ITCPs (2014);

- Idealizador e organizador do I e II Fóruns Intermunicipais de Economia Solidária ocorridos no IFNMG Câmpus Januária (2013 e 2014);

- Participou das Conferências Regional, Estadual e Nacional de Economia Solidária representando a INCUBATECS/IFNMG (2014);

- Organizador do Seminário Territórios e Desenvolvimento (2014);

- Coordenador e orientador do Projeto de Extensão intitulado “Apoio e Mobilização à ação dos Catadores de Materiais Recicláveis em Januária” (2014 PIBED e 2016 PROEXT/MEC;

 

Durante a graduação:

- Foi bolsista de 2 projetos de iniciação científica e 3 projetos de extensão, além de participar da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos da Economia Solidária – ITCP

- Militou no Movimento Estudantil, sendo Líder de turma, Presidente do Centro Acadêmico de Administração – CAADM e Coordenador Geral do Diretório Central dos Estudantes – DCE